Sarau da Onça comemora sete anos de poesia

Confira os relatos e registros em imagem feitos pelo nosso companheiro Valdeck.

Sarau da Onça comemora sete anos de poesia. Foi hoje (26.05.2018), o último sarau de maio, mês de aniversário do Sarau da Onça, cuja data de fundação foi 11.05.2011. E como dizem as(os) mais velhas(os), sete anos não são sete dias.

Tenho acompanhado esta caminhada desde 2012, quando conheci Sandro Sussuarana durante o evento Ações Poéticas nas Comunidades, na Gamboa, encontro promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, na gestão de Milena Britto (uma passagem brilhante pela Secult-BA).

Dali em diante, fui no rastro da onça, literalmente. Vi apresentações dele (e do grupo) no Centro Cultural Alagados, na praia da Ribeira, Caminhada contra o Extermínio da Juventude Negra (Sussuarana), Projeto Fala Escritor (Iguatemi), escolas, Bienal do Livro da Bahia (estande da UBESC), bibliotecas, escolas, praças, esquinas, centenas de vezes do próprio Cenpah - Centro de Pastoral Afro Padre Heitor Frizoti, Bienal do Livro de São Paulo (com a Galinha Pulando), Festa Literária do Sertão de Felisquié de Jequié, Festa Literária da Chapada (Lençóis) etc, bem como através dos livros lançados ou expostos/comentados no Prensa Parlamento Internacional de Escritores (Colômbia), Salão do Livro de Genebra (Suíça) e outras quebradas.

Não são apenas selfies. São milhares de retratos de vida, de realidades, lutas, anseios, derrotas, vitórias, amigos e conhecidos. É a história de uma juventude contada em rimas e versos, com poesia livre, em que o aplauso é obrigatório, mesmo quando o poeta esquece, treme, fica mudo frente à plateia. São histórias de superações, ascensões, promoções, crescimentos.

Sete anos de batalhas de poesias, com versos e reversos, pois todo movimento é assim, como as marés. Desejo a todos e todas, de plateia a apresentadores, de poetas a batalhadores da poesia, que estes sete anos sejam a mola propulsora para mais 70 vezes 7.
































































































Valdeck Almeida de Jesus, poeta, jornalista e escritor.


Comentários